Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

STJ e alteração de registro civil

Publicado por Taylor Froes
há 7 anos

É desnecessária a perpetuação do nome da mulher casada no registro de nascimento dos filhos, uma vez desfeito o matrimônio e optando ela a retornar à utilização do nome de solteira.
Para afirmação do princípio da verdade real, aplicado ao direito registral, segundo o qual o registro público deve refletir a realidade presente, tem julgados do Superior Tribunal de Justiça sobrepujado o texto da lei 6.015/73 (lei de registros publicos) que prevê que os assentos de nascimento devem conter os nomes e prenomes dos pais “na ocasião do parto”.
Portanto, tal qual já por lei permitida a alteração do nome materno na certidão de nascimento em virtude de casamento posterior ao reconhecimento da paternidade, as cortes brasileiras agora garantem na situação inversa, o divórcio, o mesmo direito às mães, de manterem o uso de seus nomes atuais nos registros de seus filhos.
Garantem portanto, além de prevenção a dificuldades de identificação e emissão de documentos, a afirmação de domínio sobre direito integrante de sua personalidade.
Taylor Fróes
Advogado

  • Sobre o autorÉtica e justiça
  • Publicações5
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações156
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-e-alteracao-de-registro-civil/480241758

Informações relacionadas

Karina Sasso, Advogado
Artigoshá 3 anos

Como fazer retificação de Registro Civil

Jefferson Lopes, Advogado
Artigoshá 2 anos

Entenda como funciona nova lei para mudança de nome no registro civil

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)